Quando você abre uma conta em uma corretora para iniciar seus investimentos, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado de capitais no Brasil, exige que as instituições ofereçam um questionário.
Esse formulário tem como objetivo identificar o perfil de investidor do cliente, ou seja, o nível de tolerância ao risco, conhecimento e experiência que ele possui no mercado financeiro.
O formulário, conhecido como suitability, permite que as instituições financeiras compreendam melhor o seu momento de vida, renda, experiência e conhecimento sobre investimentos. A partir dessas informações, elas poderão sugerir produtos financeiros mais adequados ao seu perfil.
Esse processo garante mais segurança, evitando que um investidor conservador, por exemplo, receba ofertas de investimentos de alto risco, inadequados às suas preferências.
Se você prefere segurança e quer evitar grandes oscilações nos seus investimentos, seu perfil pode ser o conservador. Investidores desse tipo buscam aplicações de baixo risco, com liquidez mais imediata, priorizando a preservação do capital.
Esse é o perfil comum de quem está próximo da aposentadoria, já que perdas nessa fase da vida são mais difíceis de recuperar.
Aqui, o investidor está disposto a aceitar um pouco mais de risco em troca de uma rentabilidade superior.
Esse perfil busca equilibrar suas aplicações, alocando parte do capital em produtos seguros e outra parte em investimentos com maior potencial de retorno, mas que também apresentam mais risco.
A liquidez desses investimentos pode ser um pouco mais restrita, pois alguns exigem tempo para maturação e retorno
Investidores arrojados são aqueles que não se importam com a volatilidade e estão dispostos a correr riscos maiores em busca de lucros expressivos.
Normalmente, eles têm amplo conhecimento sobre produtos mais complexos, como derivativos e ações de alto risco. Esse perfil é comum entre pessoas mais jovens, que têm tempo para se recuperar de eventuais perdas e podem esperar pelo amadurecimento dos investimentos.
Ao conhecer seu perfil de investidor, você pode alinhar suas decisões de investimento com suas expectativas e tolerância ao risco, facilitando o alcance dos seus objetivos financeiros com mais segurança e tranquilidade.
Agora imagine ter uma ferramenta completa que faz esse controle financeiro para você, de forma simples e prática!
Com o GUARDAR DINHEIRO PLANNER 360º, você vai poder visualizar suas receitas e despesas, categorizar gastos, identificar onde pode economizar e começar a criar sua reserva de emergência.
Tudo de maneira automatizada, com alertas que te avisam quando estiver perto de estourar o orçamento.
CONHEÇA O GUARDAR DINHEIRO PLANNER 360º